O que acontece com seu corpo quando você espirra?

Há muito acontecendo quando seu corpo decide limpar o nariz.

Espirrar é uma das muitas maravilhas do corpo humano, outro de nossos reflexos protetores. Quando algo irrita o interior do nariz – como poeira ou pólen – as minúsculas terminações nervosas dentro do nariz enviam uma mensagem ao nosso cérebro que, por sua vez, envia mensagens para várias partes do nosso corpo para facilitar o espirro.

Há muitos eventos envolvidos, como sugere esse gráfico do Washington Post. Seus músculos do tórax comprimem seus pulmões, que enviam um raio de ar para cima. A garganta fecha forte, o que então envia o ar disparando através do seu nariz a velocidades de até 160 km/h. E não esqueçamos o spray; Existem de 2.000 a 5.000 gotículas cheias de bactérias que emanam do nariz e da boca quando você espirra. A pessoa com um resfriado também espirra pela mesma razão – o inchaço nas passagens nasais pode causar irritação.

É um processo fascinante – tão fascinante que tem sido o tema de muita pesquisa, o mais recente de Lydia Bourouiba, física/matemática do MIT cuja exploração foi publicada no ‘New England Journal of Medicine’ em 2016. Seu trabalho é expansivo, mas seu objetivo geral é simples: entender como as gotículas de espirro (e os micróbios de doenças) viajam.

Ela quebra o espirro de maneiras que você pode não querer entender, mas você tem que admitir que esse vídeo lento é impressionante:

Não segure isso

Às vezes, você sente o desejo de espirrar quando você está em uma reunião ou é a parte calma de uma peça de teatro ou concerto. Você pode fazer o seu melhor para sufocar o reflexo para que você não solte com uma explosão alta.

Mas é melhor interromper seus colegas de trabalho e companheiros de assentos do que arriscar algumas consequências para a saúde, dizem os pesquisadores.

Um jogador de 34 anos em Leicester no Reino Unido acabou rompendo a garganta enquanto tentava segurar um espirito contundente. O homem disse que sentiu uma sensação de “estouro” em seu pescoço depois de apertar o nariz e segurar a boca fechada para segurar um espirrar. A pressão não tinha lugar para ir, então rasgou o tecido macio.

O homem teve que ser alimentado por um tubo e, eventualmente, fez uma recuperação completa. Os pesquisadores, que descreveram o caso na revista BMJ Case Reports , disseram que prender um espirro pode ser perigoso e também pode resultar em algo tão grave quanto um aneurisma cerebral.

Nem todos os espirros são parecidos

Existem vários tipos de espirros. Quietos e ruidosos. Há algumas pessoas que espirram apenas uma vez e algumas pessoas tendem a ter vários espirros em série.

O Dr. Mitchell Grayson, professor na divisão de alergia e imunologia clínica no Medical College of Wisconsin em Milwaukee, explica a Everyday Health : “Algumas pessoas têm espetáculos de espirros. É um reflexo neurológico e depende da pessoa. Algumas pessoas podem ter de 10 a 20 espirros seguidos “. Depende, em geral, do nível de irritação no nariz.

Tenho certeza de que você está familiarizado com o mito de longa data de que seus olhos cairão da sua cabeça se você espirrar com eles abertos. Nossos olhos estão firmemente unidos às nossas cabeças, graças a um grupo de músculos delicados. Eles não irão sair de nossas cabeças se espirrarmos com os olhos abertos. Então, por que nossos olhos se fecham quando espirramos? É simplesmente um reflexo, bem como a nossa perna se eleva ao levarmos uma pequena batida no joelho. Na verdade, não tem um bom motivo – isso acontece. Há aqueles que podem espirrar com os olhos abertos, embora eu não conheça pessoalmente.

E por que as pessoas dizem “Deus te abençoe” depois que alguém espirra ? Há muitas explicações para isto, a mais popular que atribui a frase ao Papa Gregório VII no século VI, que literalmente abençoava aqueles que espirravam para que eles não adoecessem com a praga.

Fonte: MNN

 

 

Um comentário em “O que acontece com seu corpo quando você espirra?

  • 29 de janeiro de 2018 em 14:10
    Permalink

    Oi Editores do Blog Sacca Só… Parabéns ótimo conteúdo!
    Nós frequentemente navegamos pela web em busca de bons conteúdos, e quando encontramos logo compartilhamos em nossa rede… Principalmente temas como esse, de interesse todos!

    Sua postagem fez sucesso neste dia:

    https://www.visitas.site/?data=28-01-2018

    Obrigado, continue enviando bons conteúdos para nós!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *